EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS


Para boa parte das pessoas que freqüentaram a escola, a lembrança das aulas de Educação Física é marcante: para alguns, uma experiência prazerosa, de sucesso, de muitas vitórias; para outros, uma memória amarga, de sensação de incompetência, de falta de jeito, de medo de errar...
O documento de Educação Física traz uma proposta que procura democratizar, humanizar e diversificar a prática pedagógica da área, buscando ampliar, de uma visão apenas biológica, para um trabalho que incorpore as dimensões afetivas, cognitivas e socioculturais dos alunos. Incorpora, de forma organizada, as principais questões que o professor deve considerar no desenvolvimento de seu trabalho, subsidiando as discussões, os planejamentos e as avaliações da prática da Educação Física nas escolas.

PROPOSTAS E ASSUNTOS TRATADOS NO DOCUMENTO

Caracterização da área de Educação Física
Histórico
Educação Física: concepção e importância social
A Educação Física como cultura corporal
Cultura corporal e cidadania
Aprender e ensinar Educação Física no ensino fundamental
Automatismos e atenção
Afetividade e estilo pessoal
Portadores de deficiências físicas
Objetivos gerais de Educação Física para o ensino fundamental
Os conteúdos de Educação Física no ensino fundamental
Critérios de seleção e organização dos conteúdos
Blocos de conteúdos
Conhecimentos sobre o corpo
Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Atividades rítmicas e expressivas
Critérios de Avaliação
Primeiro ciclo
Ensino e aprendizagem de Educação Física no primeiro ciclo
Objetivos de Educação Física para o primeiro ciclo
Conteúdos de Educação Física para o primeiro ciclo
Critérios de avaliação de Educação Física para o primeiro ciclo
Segundo ciclo
Ensino e aprendizagem de Educação Física no segundo ciclo
Objetivos de Educação Física para o segundo ciclo .
Conteúdos de Educação Física para o segundo ciclo
Critérios de avaliação de Educação Física para o segundo ciclo, orientações didáticas e orientações gerais
Organização social das atividades e atenção à diversidade
Diferenças entre meninos e meninas
Competição & competência
Problematização das regras
Uso do espaço
Conhecimentos prévios
Apreciação/crítica